segunda-feira, 31 de março de 2008

Guns n’ Roses - Brasil

Janeiro/1991 - Rio de Janeiro

Pela primeira vez em solo brasileiro, o Guns chega para duas apresentações na segunda edição do Rock in Rio, que foi realizado no Maracanã. O templo do futebol se rendeu a Axl Rose e as mais de 140 mil pessoas presentes, que acompanharam no dia 20 de janeiro a primeira apresentação do Guns no Brasil. Essa apresentação também marcou a entrada na de dois novos integrantes: Dizzy Reed nos teclados e Matt Sorum na bateria. Durante o período em que estiveram no Rio, os membros da banda aproveitaram pra participar de festas e conhecer um pouco das atrações turísticas da cidade. Com a exceção de um telefone arremesado pela varanda do hotel, Axl estava super simpático, concedeu entrevistas, compareceu às festas, não arrumou maiores confusões e encantou a platéia em seu show com as seguintes músicas:

1- Pretty Tied Up
2- Mr. Brownstone
3- Patience
4- Double Talkin' Jive
5- Welcome To The Jungle
6- Knockin' On Heaven's Door
7- You Could Be Mine
8- It's So Easy
9- Civil War
10- Dead Horse
11- Sweet Child O' Mine
12- Estranged
13- Paradise City

Na apresentação do dia 23/01 o Guns incluiu no set list a música Bad Apples e novamente mais de 140 mil pessoas lotaram o Maracanã para assistir a melhor banda de rock do planeta!

Dezembro/1992 - São Paulo e Rio de Janeiro

Pela segunda vez no Brasil, para uma série de três shows (dois em SP e um no Rio) da turnê Use Your Illusion, o Guns desembarca depois de protagonizar uma série de contratempos pela América, Uma fã que se matou na Argentina, tumultos diversos na Colômbia e os equipamentos retidos na Venezuela Parece que os jornalistas paulistas acharam pouco e resolveram ficar de plantão esperando mais uma confusão de Mr Rose e sua Banda. O que eles não imaginavam é que a confusão iria envolve-los. Já cansado de ser vigiado 24 horas por dia e de ficar escondido, Axl resolveu sair de seu quarto no meio da madrugada e se deparou com vários repórteres no saguão do hotel, extremamente irritado Axl não pensou duas vezes e atirou no saguão uma cadeira, que por sorte não acertou ninguém mas que foi um "prato cheio" para os jornalistas que disseram que a cadeira foi acompanhada por um sonoro "fuck you" . Durante o primeiro show Axl não poupou a imprensa paulista e disse poucas e boas sobre esta. Como se não bastasse o clima pesado por estes acontecimentos, Axl interrompeu o show após um engraçadinho ter jogado um objeto no palco. O show da primeira noite em Sampa terminou com Axl dizendo para platéia: "Goodbye and fuck you assholes!!"

10/12/92 - Estacionamento do Anhembi - SP

1- Welcome To The Jungle
2- Mr. Brownstone
3- Live And Let Die
4- Attitude
5- Bad Obsession
6- Yesterdays
7- Double Talkin' Jive
8- Civil War
9. Wild Horses (Intro) / Patience
10- So Fine
11- Drum Solo
12- You Could Be Mine
13- Guitar Solo Godfather Theme
14- Sail Away Sweet Sister / Bad Time (Intro) / Sweet Child O' Mine
15- It's Alright (Intro) / November Rain
16- Only Woman Bleed / Knockin' On Heaven's Door
17- Don't Cry
18- Mother (Intro) / Paradise City


O segundo show em São Paulo foi bem mais tranqüilo, com exceção da forte chuva que caía sobre a cidade tudo correu dentro do previsto sem interrupção alguma durante a apresentação. Inicialmente marcado para 11/12, o show teve que ser adiado para o dia seguinte por causa da chuva. A banda de abertura já havia feito sua apresentação quando os técnicos e componentes do Guns resolveram transferir a apresentação para o dia seguinte.

12/12/92 - Estacionamento do Anhembi - SP

1- It's So Easy
2- Mr. Brownstone
3- Live And Let Die
4- Attitude
5- Welcome To The Jungle
6- Yesterdays
7- Double Talkin' Jive
8- Civil War
9- Wild Horses (Intro) / Patience
10- It's Alright (Intro) / November Rain
11- Drum Solo
12- You Could Be Mine
13- Guitar Solo Godfather Theme
14- Sail Away Sweet Sister / Bad Time (Intro) / Sweet Child O' Mine
15- It's Alright (Intro) / November Rain
16- Only Woman Bleed / Knockin' On Heaven's Door
17- Don't Cry
18- Mother (Intro) / Paradise City

Depois da maratona que foi a passagem por São Paulo, finalmente o Guns chega ao Rio para sua última apresentação na América Latina da turnê Use Your Illusion। O show começou bastante atrasado e acabou antes do previsto sem o tão esperado bis.

13/12/92 - Autódromo de Jacarepaguá

1. Welcome To The Jungle

2. Mr. Brownstone

3. Live And Let Die

4. Attitude

5. Blues Jam

6. Double Talkin' Jive

7. Civil War

8. Wild Horses (Intro) / Patience

9. Bad Obsession

10. It's Alright (Intro) / November Rain

11. Drum Solo

12. You Could Be Mine

13. Guitar Solo Godfather Theme

14. Sail Away Sweet Sister / Bad Time (Intro) / Sweet Child O'Mine

15. Knockin' On Heaven's Door

Janeiro / 2001 - Rio de Janeiro

Depois de sete anos afastado do cenário da música mundial, o Guns N' Roses ressurge com uma nova formação para fazer um show histórico na terceira edição do Rock in Rio. Reunidos por Axl Rose, os guitarristas Robin Fink, Buckethead e Paul Tobias, o baixista Tommy Stinson, o baterista Bryan (Brain), e os tecladistas Chris Pittman e Dizzy Reed (junto com Axl o único da formação antiga da banda), mostraram que dão conta do recado e levaram ao delírio as mais de 200 mil pessoas que se encontravam na Cidade do Rock para assistir ao retorno triunfal de uma das maiores e melhores bandas de rock de todos os tempos. Misturando os eternos clássicos do Guns com as novas músicas, Axl mostrou que ainda é o mesmo (tirando os quilinhos a mais )e contrariando todos os boatos que cercaram seu sumiço nos últimos sete anos, correu e gritou no palco como nos velhos tempos, mostrou-se bem mais calmo e maduro do que antes conversando várias vezes com a platéia e no final, ainda se emocionou no palco ao apresentar sua "mãe" brasileira. Segundo Axl, ele estivera dormindo por sete anos e iria acordar no dia 14 de janeiro de 2001. E realmente foi o que aconteceu, ele acordou e com ele os fãs do Guns por todo mundo que agora têm de volta a sua banda favorita. Foi sem dúvidas um show inesquecível e de caráter histórico.

14/01/2001 - Cidade do Rock - Rio de Janeiro

1- Welcome to the Jungle

2- It`s so Easy

3- Mr. Brownstone

4- Live and Let Die

5- Oh my god

6- Think about you

7- You could be mine

8- Sossego (por Robin Fink)

9- Sweet child o mine

10- Knockin` On Heavens Door

11- Madagascar

13- November Rain

14- Out Ta get me

15- Rocket Queen

16- Chinese Democracy

17- The Blues

18- Patience

19- Nightrain

20- My Michele

21- Silk Worms (Participação da bateria da escola de samba Unidos do Viradouro)

22- Paradise City

Nenhum comentário: